“Minhas verdades mudam com o tempo,
meus valores não”.
Tema: Valores
Público Alvo: 2º ano ensino fundamental
Duração: 2 aulas
JUSTIFICATIVA
Rever e discutir os problemas cotidianos em sala de aula, de ação individual e coletiva que impedem o bom desenvolvimento do processo educacional. A escola tem o objetivo de busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania. Para um bom resultado de trabalho docente é necessário haver união entre todos os funcionários da escola buscando cultivar em nossos alunos o hábito de refletir sobre valores.
OBJETIVO
Promover reflexão ampla sobre os valores e incentivar a prática desses valores no dia-a-dia escolar, multiplicando as oportunidades do sentir, do agir, do escolher e de comunicar deixando cada aluno mover-se na conquista de si mesmo.
Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
1. AMIZADE
2. HUMILDADE
3. GENTILEZA
4. PERSEVERANÇA
5. RESPEITO
6. RESPONSABILIDADE
7. GENEROSIDADE
8. SOLIEDARIEDADE
9. HONESTIDADE
10. JUSTIÇA
DESENVOLVIMENTO
§ Trabalhar com a coleção de livros : O QUE CABE NO MEU MUNDO – Kátia Trindade
§ Relatar experiências vividas.
§ Conversas.
§ Pesquisas.
§ Elaboração de textos espontâneos.
§ Mudança de hábitos.
§ Construção de regras.
§ Fatos do dia-a-dia ( jornais, rádio, tv,.)
§ Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
§ Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
§ Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
PROCESSO
- Ä Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
- Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
- Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança..
- Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
- Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
- Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
- Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.
- Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
- Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
- Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
METODOLOGIA
Produção de slides fazendo uso de hiperlink.
AVALIAÇÃO
Deve ser realizado uma avaliação no decorrer das atividades, sem atribuir valor numérico e sim conduzido pelos professores para extrair aquilo que aconteceu durante as atividades e injetar novos estímulos positivos à experiência individual e coletiva.
Ética: Valores que definem o que:
• Quero• Posso• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero !
• Quero• Posso• Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero !
Autores: Bartira Elisa Tomazini
Claudia Maria Bischoff
Nenhum comentário:
Postar um comentário